sábado, 28 de fevereiro de 2009

FCmax. Você sabe qual é a sua?

As vezes a gente até se perde vendo algumas planilhas de corrida, ao ver tantos percentuais de batimentos que devemos atingir, limiares L1, L2, zona de queima de gordura, etc. Mas qual a importância de se determinar o FCmax?

Eu diria que por uma questão de segurança. Nós não temos motivos pra expormos o nosso coração a esforços exagerados, sem controle. Por outro lado, de nada adianta correr num ritmo muito leve, que não seja capaz de melhorar o condicionamento ou levar a perda de peso, se for seu objetivo. FCmax é o número de vezes que o coração bate em um minuto de exercício intenso, representando sua capacidade máxima de funcionamento.

Mas vou falar sobre como se determina a Fequência Cardíaca Máxima, ou FCmax, para os íntimos. A forma mais tradicional é através da fórmula 220 – idade e suas diversas variações, como 210 – (0,65 x idade) para homens e 205 – (0,5 x idade) para mulheres. Conforme o seu nível de preparação, você pode atingir valores maiores ao estabelecido pelas fórmulas.

Como se determina a FCmax na prática? Eu utilizo duas formas. A primeira, através de um teste ergométrico, sob a supervisão de um cardiologista. Grande vantagem do exame é que seu corpo é levado ao esfoço e você está sendo totalmente monitorado. Não abro concessões e faço esse exame uma vez por ano, por questão de segurança. Tem gente que prefere fazer o teste ergoespirométrico, que é o mesmo ergométrico, mas com a medição do consumo de oxigênio. Muito interessante o teste, mas dispensável para a maioria dos corredores.

O teste ergométrico tem a desvantagem de poder ser interrompido pelo médico, a seu critério, antes de você atingir o esforço máximo, pois não é necessário te levar ao extremo pra avaliar sua condição clínica.

Teste de 3k

Uma outra forma bastante interessante de avaliar o seu FCmax é através do teste de 3k, que consiste em correr, em um circuito plano (de preferência em uma pista de atletismo) a referida distância, o mais rápido possível. Mede-se o tempo necessário para completar a distância e o valor máximo dos batimentos alcançados. Com um pouco de cálculo, pode-se determinar todos os seus ritmos de treino e seus tempos prováveis em provas.

Gosto muito deste teste, pois a condição de esforço é a real, mesmo sendo em circuito plano. Lembro, que correr o mais rápido possível, não significa que será feito um tiro de 3k, mas o esforço deverá ser máximo, dosando desde o início do teste.

Meus resultados

Início de ano é hora de aferir a nossa condição e estabelecer os novos padrões de treino. Vejam meus resultados.



O valor utilizado por mim, como referência para os meus treinos é o FCmax de 180 bpm.
Além de aferir meu coração, também faço uma série de exames (hemograma, lipidograma, TGO, creatinina, CPK, potássio, sódio, cálcio) pra avaliar minha condição fisiológica.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Frases

Essa frase veio a calhar para o momento que estou passando.

Gripei, e agora?

Pois é, ela chegou quietinha, sem querer dar muito alarde. E quando teve a oportunidade se instalou com força total. Nesse caso, não tem salvação. É repousar até que ela vá embora.



Começou no domingo, com uma leve dor de cabeça. Aquela bem característica, como se tivesse um peso sobre ela. Até cogitei de não treinar na segunda de manhã. O treino não aconteceu, porque estava chovendo. Mas, no final do dia, fui pra aula de natação e fiz meu treino sem nenhum problema. Acordei na terça bem e, no final do dia, fui fazer meu treino de corrida. Seria um fartlek, mas não consegui me empenhar no treino. Fiquei muito cansado, rapidamente. Tão cansado que decidi abandonar o treino antes do término.

Enquanto me dirigia pra casa, sentia que aquela dorzinha de cabeça se transformaria numa gripe. Debilitei rápido, de tal forma que a noite já estava com o corpo todo doído. Na quarta já estava acabado. Mas era só uma gripe.

Aí não tem o que fazer. É descansar e se alimentar direito. Os treinos devem ser todos interrompidos pra que a recuperação seja completa e ocorra de forma mais rápida.

Cheguei até a pensar se o motivo da gripe seria excesso de treino, mas foi totalmente descartado pelos seguintes motivos:

1 – Baixo volume de treino
2 – Estava bem descansado antes de iniciar esta periodização
3 – Não tive dor de garganta
4 - Fiz a besteira de parar de tomar vitamina C no final do ano

Foi falta de sorte mesmo. E olha que eu não costumo ficar gripado. A última vez foi em 2006 e foi associada com excesso de treino.

Ainda estou sentindo os sintomas, mas o pior já passou. Agora é aproveitar o carnaval pra descansar o máximo e voltar aos treinos, na semana seguinte, com readequação dos treinos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Semana 3 – Treino 10

Treino 08: 10' aq 6 X (4’forte/ 2’fraco) 10'mod
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 17:40h

Hoje foi dia de realizar um treino fartlek. Mas não fui nada bem. Das 6 séries propostas, só realizei 4 porque eu não estava me sentindo muito bem. Acho que estou gripando, o que é muito ruim para o bom desenrolar dos treinos.



Segunda-feira já não fiz o treino devido a chuva e agora tive que segurar a onda. É, correr não é tão fácil quanto parece. O jeito é caprichar na alimentação (muitas frutas e verduras), tomar vitamina C e pegar leve nos treinos, nesse período. Já tenho que fazer uma adaptação na minha periodização por causa desse fato, já que o período de base está com 10 semanas, mais do que suficiente para os ajustes. É só não exagerar na dose.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Treinos Complementares

Hoje vou dar início a um treino complementar aos meus treinos de corrida. Natação. Se bem que não é bem início. Eu já vinha fazendo natação, mas a diferença agora é que esse treino está associado a minha periodização de corrida. O local também é novidade. Consegui uma vaga num programa oferecido pelo governo. Tudo na faixa.



A associação entre corrida e natação é bastante positiva, pois cada esporte trabalha grupos musculares diferentes (corrida: basicamente membros inferiores; natação: basicamente membros superiores), mas trazem o mesmo tipo de benefício. A melhora das condições cardiovasculares.
O ritmo desenvolvido na piscina é mais moderado, com o intuito de relaxar a musculatura exigida na corrida, ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento cardiorrespiratório. Os treinos serão realizados 3x na semana, sempre no final do dia.

Mais um pouco de informações sobre esses esportes, retirado do Site Médico.

Corrida – Excelente exercício para quem apresenta aptidões para ela,. Melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar as gorduras. Se não execu5tada adequadamente, se a musculatura de cosas e pernas não estiverem fortes o suficiente, a longo prazo, pode causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos das coxas, pernas e quadril. Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias.

Natação – A natação é um excelente tipo de exercício. Não é o mais completo como é propagado, mas importante para a saúde cardiovascular e para manter a forma. O gasto de calorias é muito intenso quando bem praticado, mas se for executado como único esporte, não atinge os seu melhores benefícios como saúde e queima calórica. É necessário acrescentar outro tipo e modalidade de exercícios localizados para seu melhor desempenho.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Treinos da Semana

Amanhã se inicia mais uma semana de treino. Pretendo seguir com os seguintes treinos.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Resumo da Semana

Semana 02
Distância total: 22k
Tempo total: 2h06min43seg
BPM Médio: 155
BPM Máximo: 173

Perder treino dá nisso. Fiquei um mísero dia sem fazer o treino e perdi o equivalente a 25% da rodagem que teria que ter feito. Tenho que estudar punições pra quando isso acontecer novamente (hehehe). Brincadeiras a parte, perdi o treino porque fui fazer meu check up anual e o médico pediu 48h de descanso pra fazer os exames. Além disso, as chuvas atrapalharam também.

O segredo do sucesso na corrida é a perseverança. Evitar ao máximo perder os treinos, pra não perder desempenho.

Mas em termos de treino foi muito bom. Seguir uma periodização é bastante motivados, principalmente no meu caso, onde eu sou meu treinador.

Semana 2 – Treino 8

Treino 08: 10k longão
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 19:00h

A chuva quase acabou com os meus planos de corrida hoje. Na hora que costumo correr estava chovendo. Consegui uma brecha às 19:00h. Aproveitando o fim do horário de verão, ainda estava claro.



Acabei o longão na pista do Zoológico, local com percurso de 2.600m, onde eu realizo meus treinos durante a semana. Foi falta de opção mesmo. Nesse ano, quero variar ao máximo os locais dos meus treinos longos, procurando novos locais.

Pelo menos é uma oportunidade para vocês conhecerem a Pista do Zoo ou do Lago das Rosas.




sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Frases

Hoje vou inaugurar uma série de novos posts. Coletei algumas frases no Orkut sobre corrida e vou divulgar aqui as melhores (e as mais engraçadas). Muitas eu nem sei o autor, então, pra não provocar polêmica, vou colocar todas entre aspas, mesmo que não coloque o autor. Pra começar...


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Semana 02 - Treino 07

Treino 07: 6k moderado
Local: Pista do Zoológico – Goiânia-Go
Horário: 17:30h – Sol / Calor

Na terça, dia 10/02, eu perdi o treino porque estava chovendo pela manhã. À tarde, não pude realizar o treino porque estava batalhando uma aula de natação, pra complementar meus treinamentos. Não gosto de perder treino, mas valeu a pena. Consegui me inscrever em uma turma. Na fita.

Bom, o treino de hoje, foi o mesmo realizado na quinta passada. 6k moderado. A diferença é que hoje eu fiz o treino a tarde. Pela manhã fui fazer exame de sangue. Rotina de atleta. Faz parte do meu check up anual. Depois comento os resultados do exame.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Semana 02 - Treino 05

Treino 05: 6k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

No início da segunda semana de treino realizei um treino leve, regenerativo, feito no limiar aeróbico. Pelo menos foi o que eu tentei. Os batimentos medidos e registrados no frequencímetro, não refletem bem o caso real, haja vista que são constantes as “quedas de sinal”, registrando, quando perde o sinal, 240 batimentos, o que inviabiliza as médias e as máximas registradas. Eu procuro eliminar essas interferências, utilizando a função “voltas” do relógio, tentando eliminar os trechos nos quais não registraram as frequências de forma adequada.


sábado, 7 de fevereiro de 2009

Resumo da Semana

Semana 01
Distância total: 30k
Tempo total: 2h24min04seg
BPM Médio: 153
BPM Máximo: 167

A semana terminou bem tranquila, sem dores musculares ou cansaço. A verdade é que o início dessa periodização está bem conservador, com foco claro em adequação de volume de treino e menos preocupação com velocidade, como de praxe em períodos de base.

Semana 01 - Treino 04

Treino 04: 10k leve
Local: Paço Municipal / Alphaville (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 8:00h – Nublado

Sábado é dia de longão. E nada melhor do que correr em um lugar novo. Montei uma rota de corrida no site da WebRun e encarei a corrida. Eu sabia que ia ter uma subida muito forte no percurso, mas quando cheguei no trecho... Acho que o projetista das vias da região não sabia o que era corte e aterro. A descida era muito forte e a subida idem. O trecho de subida tem cerca de 1,5km. Mas o desafio foi muito bom. A sorte que estava nublado e o calor não atrapalhou. O circuito margeia uma mata nativa, o que foi bem agradável. Com essa subida só não dei pra manter os batimentos num ritmo leve. Vejam os resultados.



Uma coisa estranha aconteceu. Quando criei o percurso, a marcação era de 10k, de acordo com o site do WebRun, mas quando fiz a corrida, percebi que a distância era menor. Refiz o percurso no site e comprovei. A volta tinha apenas 8k. É, o longão não foi tão longo assim. Mas paciência, a gente vai parendendo com o tempo.

O percurso que corri pode ser visto no site do WebRun, pelo seguinte link: Paço Municipal 2 – 8k.






O tempo que eu fiz, colocou em dúvida a distância do percurso. Com certeza ele não tem 10k. O percurso foi medido pelas ferramentas do site e não são tão precisas. O jeito é fazer um tira-teima com um GPS. Só falta arrumar um...
A dor na lateral do pé que havia comentado está sumindo. Estou tratando com um anti-inflamatório em gel e parece que está dando resultado.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Semana 01 – Treino 03

Treino 03: 6k moderado
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

O treino de hoje foi em um ritmo moderado, exigindo um pouco mais do organismo. Esse treino contínuo é o preparatório para o longão do fim de semana.



O destaque negativo da semana foi o reaparecimento de uma dorzinha na lateral do pé esquerdo. Eu já tinha sofrido essa dor antes, há cerca de 5 anos, e foi tratada com uma infiltração. O pior que ela surgiu em um dia que eu não tinha feito nada. Vou colocar um gelo pra ver se melhora.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Semana 01 – Treino 02

Treino 02: 10’aq + 4 x (4’forte + 2’leve) + 10’des
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

O treino de hoje foi do tipo Fartlek. Esse tipo de treino é caracterizado por ter uma variação de ritmo durante a corrida, mas correndo continuamente. O local ideal pra esse tipo de treino é um local plano, mas na falta de um lugar mais adequado, faço nos locais disponíveis.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Semana 01 - Treino 01

Treino 01: 6k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Início dos trabalhos. As primeiras semanas serão para formar uma base serão treinos num ritmo mais tranquilo, com o aumento progressivo da quilometragem.

Treino realizado na pista do Zoológico em Goiânia, que possui uma volta com 2,6k, com aclives e declives. Iniciei a corrida por volta das 6:15h, ainda escuro.

Sou meu próprio treinador

Esse ano será de grandes desafios. Após muitos ensaios, estudos e cabeça quebrada, resolvi encarar o desafio de elaborar minha rotina de treinos, a tão famosa periodização.

Não recomendo isso pra todo corredor. Algumas situações específicas vão influenciar essa decisão, como experiência, disponibilidade para estudar, e treinadores antigos. Aproveito pra agradecer os treinadores que tive, o Hugo da 4any1 e Dirce da Academia Athletics. Só o tempo dirá se fiz a escolha certa. Literalmente.

A grande meta do ano será correr a mais famosa corrida brasileira, a Corrida de São Silvestre, no final do ano. Mas a grande meta será correr “só” 15km? Parece pouco, principalmente pra quem já encarou os 42.195m de uma maratona, mas a resposta é sim.

Ao longo do ano e dos posts (acompanhem o blog, please) vocês vão entender porque fiz a opção de correr com qualidade e não simplesmente pela quantidade.

E foi dada a largada...



Viver em um mundo moderno não é fácil. Pra quem quer (ou deseja) se manter organizado então é uma perdição.

Corro a 6 anos e sempre usei “avançadíssimas” planilhas para registrar meus treinos e provas, mas sempre faltava algo...

Até que decidi criar o DIAS DE TREINO, com o único objetivo de registrar meus treinos e desafios no mundo da corrida. Você pode até encontrar, de vez em quando, alguns comentários sobre fatos relevantes ou até mesmo pequenas dicas, mas sem grandes pretensões.

Chega de falar e vamos correr. Divirta-se!