sábado, 30 de maio de 2009

Semana 16 - Treino 36

Treino 36: 14 longão
Local: Circuito Autódromo / Alphavile (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 8:00h

O treino de hoje foi bem legal. Dia de longão é uma festa. É quando percebemos as nossas condições, no que se refere a resistência, principalmente. É dia de tomar gel de carboidrato, escolher a melhor roupa e cair no asfalto. Nem sempre é fácil, mas é uma delícia.

O meu treino hoje teve muitos altos e baixos. Basta ver a altimetria pra entender do que estou falando. Mas eu gosto de longão deste jeito, bem variado e com bastante desafios.





Você pode ver mais detalhes desta rota, clicando aqui.



Eu fiquei bastante satisfeito com este treino, com o tempo que fiz, principalmente porque a rota não é das mais fáceis. Parte do treino fiz correndo sobre a grama, o que não estou muito acostumado a fazer. Senti um pouco pesado, mas valeu pela experiência.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Semana 16 - Treino 35

Treino 35: 10'aq. 6 x 1k 10'desq
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Hoje foi dia de treino intervalado. Inicie com 10 minutos de aquecimento, correndo bem devagar. Após, fiz sessões de 1k, com descanso de 100m caminhando e finalizei o treino com mais 10 minutos de corrida bem leve. No total, percorri 10k, incluindo as distâncias de descanso caminhando. O tempo total de treino, também representa todo o intervalo.

Os tempos em cada sessão variaram entre 4'30 e 5:15, devido as características do percursso que utilizo nos treinos. O ideal seria fazer em local plano, mas, tenho que escolher o local mais fácil pra realizar os treinos. E a pista do Zoo é do lado da minha casa.



terça-feira, 26 de maio de 2009

Semana 16 - Treino 34

Ontem eu treinei. Só não postei. Então segue hoje o treino de ontem.

Treino 34: 9k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Treino básico para começar a semana. Esses 9k equivalem a três voltas na pista que eu corro, mais um pedaço pra complementar a disância. O ruim é que pego quatro subidas fortes no percurso. Então desgasta um pouco. Para esse treino fiquei sem os dados referentes aos batimentos cardíacos, pois acabou a bateria da minha fita. Ainda bem que eu uso Timex. Basta trocar a bateria porque senão, teria que comprar outra fita.



A noite fiz meu treino de natação que também não foi tão fácil. Foram 300m de cada um dos quatro estilos, direto, com uma paradinha rápida enquanto a professora não via.

sábado, 23 de maio de 2009

Semana 15 - Treino 33

Treino 033: 7,8k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 18:00h

Nessa última semana eu não fiz nenhum treino. Eu fiquei um pouco dolorido após a prova do domingo e decidi fazer uma semana de descanso, principalmente porque a partir desta próxima semana mudarei de fase de treino, passando a treinar mais intervalados, em busca de maior velocidade. Como não tenho nenhuma prova em mente, pelo menos por enquanto, está tudo tranquilo.

Fiz um treino hoje de manutenção, só pra me manter ativo. Segunda quero voltar com carga total.


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fotos Circuito Caixa 2009










domingo, 17 de maio de 2009

Circuito Caixa 2009 - 1ª Prova do Ano

Hoje foi um dia especial. Dia da minha primeira prova no ano. Tô atrasado, mas é isso mesmo. 2009 será um ano de poucas provas e muita preparação meus objetivos estão em 2010, quando correrei uma nova maratona.

A primeira prova do ano foi escolhida a dedo. Circuito Caixa de Corridas de Rua, etapa de Goiânia. Aconteceu neste domingo, dia 17 de maio, com um tempo bem fresquinho, pra ninguém botar desculpa. A prova aconteceu em um local bastante conhecido dos atletas da capital goiana, com um percurso de dificuldade intermediária, com dois trechos de subida mais técnicos, sendo um deles já na parte final da corrida. A prova contou com cerca de 1.600 inscritos, nas duas distâncias, 5k e 10k. O interessante é que o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, com seus 72 anos, participou da disputa, correndo os 5k.



Eu fiz uma prova num ritmo mais leve, dentro do esperado. Conclui em 52min 51seg dentro da faixa esperada, sentindo cansaço nos trechos mais fortes da prova. Mesmo assim, fiquei satisfeito com o resultado. As parciais mostram um pouco como é o percurso. Começei a prova fazendo um ritmo dentro das minhas possibilidades. O quilômetro 4 é uma descida, então o tempo foi menor, o 6 tem a primeira subida fiz até bem e nos quilômetros 8 e 9 foram praticamente em subida, já cansado, então o tempo foi lá pro alto. No último quilômetro, foi só ligar o KERS e cruzar a linha de chegada.

1k – 5:22 min
2k – 5:01 min
3k – 5:10 min
4k – 4:48 min
5k – 5:14 min
6k – 5:34 min
7k – 5:19 min
8k – 5:49 min
9k – 5:52 min
10k – 4:41 min

Em 2009 eu vou participar de poucas provas, sendo que o grande objetivo do ano será participar da São Silvestre pela primeira vez. A partir dessa próxima semana, mudo de fase de treinamento, dando um pouco mais de ênfase nos treinos de velocidade.



terça-feira, 12 de maio de 2009

Frases

Semana 14 - Treino 32

Treino 32: 7,8k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h


Esse treino foi realizado ontem. Fiz um treino leve, sem inventar muito, pois já inventei demais nos últimos dias, com o grande treino que fiz indo pra Trindade e na competição de natação do último sábado.



Domingo próximo tem minha primeira prova do ano, no Circuito Caixa de Corridas de Rua - Etapa Goiânia. Farei essa prova só por diversão mesmo, esperando fazer qualquer coisa entre 50 e 55 minutos.

sábado, 9 de maio de 2009

Dia de Natação





Hoje eu participei da minha primeira competição de natação. Tá certo que não era assim uma graaaande prova, mas era a minha primeira e a primeira... A competição era dos alunos do Parque Aquático de Goiânia, local onde treino.
Participei de 3 provas. Os 100m livre, 50m peito e revezamento 4x50m livre. Até que considero o resultado muito bom, considerando que comecei a treinar em março deste ano.
Nos 100m livre não fiz uma boa prova, apesar de chegar em segundo lugar. Fiz os primeiros 50m muito forte e quase morri na volta, pra completar os 100m. Ali faltou experiência. Nos treinos fazia numa condição muito melhor do que fiz na prova.
Nos 50m peito já considero que fiz uma prova muito boa, chegando também na segunda colocação, mas numa condição bem próxima daquilo que eu esperava para a prova.
Por fim, no revezamento 4x50m livre, as equipes foram formadas ali na hora, sem muito critério. Os professores distribuíram primeiro os mais fortes e depois foi colocando os demais competidores, até formar seis equipes. Fui o terceiro a nadar e fiz os 50m mais perfeitos que poderia fazer. Larguei na terceira posição e fiz uma busca incrível pelo primeiro colocado, conseguindo passá-lo e entregar para o meu colega de revezamento em primeiro lugar, posição a qual chegamos.
Competir é muito bom, principalmente quando se alcança resultados e se percebe os pontos que precisam ser melhorados. Espero que na próxima, consiga fazer ainda melhor.

Domingo que vem tem outra prova, mas desta vez de corrida. É a etapa de Goiânia do Circuito Caixa. Espero fazer uma boa prova, mas devo ficar bem longe do pódio...




sexta-feira, 8 de maio de 2009

Não sabendo que era impossível...




Essa semana assisti uma palestra do Steven Dubner da ADD - Associação Desportiva para Deficientes , realizada aqui em Goiânia. A palestra se chama “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez” e trata sobre a participação dos atletas paraolímpicos em olimpíadas. Muito legal e muito interessante, essa que é considerada uma das dez melhores palestras do Brasil.

Pra quem gosta de esportes é uma incrível oportunidade para rever alguns conceitos, sobre as nossas capacidades e limitações. Com muito humor, Steven passa uma mensagem maravilhosa sobre dificuldade pessoal e superação. Com um pouquinho de reflexão, percebemos que reclamamos sem motivos e tratamos as pessoas com deficiência de forma totalmente equivocada. Lição de superação.

Visitem o site do Steven e vejam que é fácil levá-lo para sua empresa e sua cidade para uma divertida e importante palestra. O custo é de 5 cadeiras de rodas infantis, adaptadas para a prática de basquete (R$ 5.000,00), o que pode ser abatido integralmente no imposto de renda. Vale cada centavo investido.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Semana 13 - Treino 31

Primeiro treino depois da minha corrida até a cidade de Trindade, em Goiás. Fiz treino leve, só pra me manter ativo. A expectativa mesmo é a minha primeira competição de natação, que acontecerá no sábado. Corrida mesmo agora só semana que vem. E olha que no domingo, dia 17/05 tem Circuito Caixa, sendo que esta será a minha primeira corrida do ano.


domingo, 3 de maio de 2009

Ação de Graças

Conforme já tinha comentado anteriormente, sábado fiz uma corrida em ação de graças pelo nascimento da minha terceira filha. Ela nasceu no dia 11 de abril e eu resolvi fazer uma corridinha em sua homenagem. Não era prova, nem treino. Apenas eu, solitariamente, correndo.

O percurso não foi qualquer um. Corri até a cidade de Trindade, que fica cerca de 18 km de Goiânia. Trindade é considerada a Capital da Fé no Estado de Goiás. Anualmente, peregrinos do país inteiro percorrem esse percurso pela GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros.





Quem quiser detalhes do percurso, pode acessar o link do Webrun Goiânia - Trindade.


Tecnicamente, de acordo com a minha periodização, eu não estaria apto a fazer um longão desta magnitude, mas eu decidi fazer esse desafio, considerando meu histórico de seis meias e uma maratona, ao longo de seis anos de corrida. O pior é que eu não me contentando com a ida, resolvi voltar também, alternando corrida e caminhada. Ao todo foram mais de 36k, o que foi muito legal de fazer. Me senti como o Dean Karnazes, guardadas todas as devidas proporções. Não recomendo isso a qualquer pessoa. Eu tenho muita consciência dos meus limites e tenho bagagem suficiente para uma loucura dessas.

Como registro mesmo, eu fiz somente o da ida, pois foi o tempo todo correndo. A volta como foi alternando corrida e caminhada, fica difícil estabelecer um bom parâmetro. Os números foram os seguintes:



Iniciei o desafio acordando às 4 da manhã. Me preparei e saí de casa às 4:50h, em direção ao ponto de ônibus para que eu pegasse uma condução até o início da rodovia. Peguei o busão às 5:15h e, o contrário do que eu esperava, estava lotado. Lotado de gente que passou a noite na farra e estava voltando pra casa. E eu ali, pronto pra encarar meu desafio.

Iniciei a corrida às 6:15h, ainda escuro. O percurso começa com uma subida, meio forte, mas no geral o percurso é de descida até Trindade. Mas fui no meu ritmo, fazendo quase 6 min/km. Percurso agradável, sem o sol incomodando. Concluí todo o trecho da Rodovia e entrei na cidade. O meu objetivo terminava na escadaria da Igreja da cidade, o que dava os 18,2k. Cheguei a tempo de pegar o final da missa que estava sendo realizada.

A volta não foi imediata. Fiquei na cidade exatamente uma hora, descansando e tomando água. O ponto de parada foi na casa do meu amigo Fernando. Não queria ficar muito tempo, pra não esfriar e prejudicar a volta.

A princípio, a volta seria andando, mas resolvi correr nos trechos de descida, pois queria chegar em casa até a hora do almoço. Como o percurso da volta tem mais subidas, sabia que iria correr menos. O tempo total de volta foi de 2h e 20 min, contando aqui uma parada eu tomar caldo de cana. Achei esse tempo muito bom, considerando que a maior parte foi andando. A volta foi dolorida. Senti a musculatura dolorida, mas nada relacionado com lesão. Foi do esforço mesmo. A única inconveniência foi uma bolha no pé direito, em local que sempre aparece. Tinha até passado vaselina antes, mas não foi o suficiente.

Pela tarde, já em casa, estava todo dolorido. Inclusive os braços. Achei que meu domingo seria péssimo, cheio de dor. Mas pelo contrário. Estava apenas levemente dolorido, como em qualquer outra prova. Estou muito satisfeito com a minha recuperação. Isso é sinal que memória muscular é pra valer.

Bom, devo fazer, na terça, um treino leve, de cerca de 8k, pra relaxar a musculatura. E só. Não correrei mais durante a semana pra descansar. Mas não será por causa deste desafio. É que no próximo sábado, terei uma competição de natação. Será minha primeira vez. Aí já viu. Não vou querer fazer feio.