domingo, 3 de maio de 2009

Ação de Graças

Conforme já tinha comentado anteriormente, sábado fiz uma corrida em ação de graças pelo nascimento da minha terceira filha. Ela nasceu no dia 11 de abril e eu resolvi fazer uma corridinha em sua homenagem. Não era prova, nem treino. Apenas eu, solitariamente, correndo.

O percurso não foi qualquer um. Corri até a cidade de Trindade, que fica cerca de 18 km de Goiânia. Trindade é considerada a Capital da Fé no Estado de Goiás. Anualmente, peregrinos do país inteiro percorrem esse percurso pela GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros.





Quem quiser detalhes do percurso, pode acessar o link do Webrun Goiânia - Trindade.


Tecnicamente, de acordo com a minha periodização, eu não estaria apto a fazer um longão desta magnitude, mas eu decidi fazer esse desafio, considerando meu histórico de seis meias e uma maratona, ao longo de seis anos de corrida. O pior é que eu não me contentando com a ida, resolvi voltar também, alternando corrida e caminhada. Ao todo foram mais de 36k, o que foi muito legal de fazer. Me senti como o Dean Karnazes, guardadas todas as devidas proporções. Não recomendo isso a qualquer pessoa. Eu tenho muita consciência dos meus limites e tenho bagagem suficiente para uma loucura dessas.

Como registro mesmo, eu fiz somente o da ida, pois foi o tempo todo correndo. A volta como foi alternando corrida e caminhada, fica difícil estabelecer um bom parâmetro. Os números foram os seguintes:



Iniciei o desafio acordando às 4 da manhã. Me preparei e saí de casa às 4:50h, em direção ao ponto de ônibus para que eu pegasse uma condução até o início da rodovia. Peguei o busão às 5:15h e, o contrário do que eu esperava, estava lotado. Lotado de gente que passou a noite na farra e estava voltando pra casa. E eu ali, pronto pra encarar meu desafio.

Iniciei a corrida às 6:15h, ainda escuro. O percurso começa com uma subida, meio forte, mas no geral o percurso é de descida até Trindade. Mas fui no meu ritmo, fazendo quase 6 min/km. Percurso agradável, sem o sol incomodando. Concluí todo o trecho da Rodovia e entrei na cidade. O meu objetivo terminava na escadaria da Igreja da cidade, o que dava os 18,2k. Cheguei a tempo de pegar o final da missa que estava sendo realizada.

A volta não foi imediata. Fiquei na cidade exatamente uma hora, descansando e tomando água. O ponto de parada foi na casa do meu amigo Fernando. Não queria ficar muito tempo, pra não esfriar e prejudicar a volta.

A princípio, a volta seria andando, mas resolvi correr nos trechos de descida, pois queria chegar em casa até a hora do almoço. Como o percurso da volta tem mais subidas, sabia que iria correr menos. O tempo total de volta foi de 2h e 20 min, contando aqui uma parada eu tomar caldo de cana. Achei esse tempo muito bom, considerando que a maior parte foi andando. A volta foi dolorida. Senti a musculatura dolorida, mas nada relacionado com lesão. Foi do esforço mesmo. A única inconveniência foi uma bolha no pé direito, em local que sempre aparece. Tinha até passado vaselina antes, mas não foi o suficiente.

Pela tarde, já em casa, estava todo dolorido. Inclusive os braços. Achei que meu domingo seria péssimo, cheio de dor. Mas pelo contrário. Estava apenas levemente dolorido, como em qualquer outra prova. Estou muito satisfeito com a minha recuperação. Isso é sinal que memória muscular é pra valer.

Bom, devo fazer, na terça, um treino leve, de cerca de 8k, pra relaxar a musculatura. E só. Não correrei mais durante a semana pra descansar. Mas não será por causa deste desafio. É que no próximo sábado, terei uma competição de natação. Será minha primeira vez. Aí já viu. Não vou querer fazer feio.

Um comentário:

  1. Boa sorte para a competição de natação.
    Vai correr tudo bem.

    Saudações desportivas
    NCBB

    ResponderExcluir

Faça um comentário e contribua com o blog.