terça-feira, 31 de março de 2009

Semana 9 – Treino 21

Treino 21: 3 x (1k leve; 1k mod; 0,5k forte)
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 17:45h

O chuva danada. Segunda não teve treino de nada. Nem corrida de manhã, nem natação a noite. Tudo devido as chuvas que caem em Goiânia. O pior é que a gente nem pode ficar reclamando. Daqui a alguns meses vamos reclamar do calor excessivo, do clima seco, que não chove...

Mas o treino de hoje foi realizado. Semana passada já tinha feito um treino parecido, mas só que agora adicionei mais uma série. Treino bom, mas senti um pouco mais de cansaço. Normal.

Vamos ver se quinta tem treino, no seco ou no molhado.


sábado, 28 de março de 2009

Semana 8 – Treino 20

Treino 20: 11k longão
Local: Circuito 5,5k na Av. Ricardo Paranhos (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 8:00h

O longão de hoje foi realizado em um circuito de 5,5k que envolve o Parque Areião em Goiânia e ruas próximas. Corre-se boa parte do percurso em ruas, bastante utilizadas pelos corredores e ciclistas daqui. Mas o movimento destas ruas não é tão intenso assim. Basta ter atenção e dar prioridade aos carros. É isso mesmo. Melhor desacelerar, deixar os carros passarem do que tentar medir força com eles, o que seria uma burrice. Poucos são os motoristas que respeitam os atletas na rua. Mas os atletas também tem uma parcela de culpa nisso. Não dá pra correr dois ou três, lado a lado na rua.

Quem quiser detalhes do percurso, pode acessar o link do Webrun Circuito Ricardo Paranhos 5,5k.






O percurso não é tão simples, pois ele tem três subidas consideráveis, em cada volta. Como eu fiz duas voltas, foram seis. Mas nada do outro mundo. Esse tipo de percurso contribui muito para uma boa base de corrida.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Semana 08 - Treino 19

Treino 19: 2 x 2,5k (1k leve; 1k mod; 0,5k forte)
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Esse treino deveria ter sido feito ontem, mas como choveu momentos antes, transferi para o dia de hoje.

Eu gosto muito deste tipo de treino. É como um fartlek, você corre 2,5k sem parar, variando a velocidade, como indicado, mas dá um pequeno descanso entre as séries (100m caminhando). Acho muito mais proveitoso o treino dessa forma, do que se fizesse o fartlek tradicional, sempre correndo. Se cansa menos, o que permite fazer o trecho forte realmente forte.


Frases

terça-feira, 24 de março de 2009

Semana 8 – Treino 18

Treino 18: 5' aq 4 X (4’forte/ 2’fraco) 5'mod
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 17:40h

Depois de algum tempo voltei a fazer treino fartlek. Resolvi segurar um pouco, mas fiz um treino muito bom, sem cansaço em excesso. Tava tão bem que fiz 9 minutos de desaquecimento, sendo que tinha programado 5.




Mas o treino de hoje começou mais cedo. As 6 da manhã fiz meu treino educativo, seguido de uma sessão de alongamento.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Semana de Treinos



Semana de Treinos

Recentemente tenho perdido inúmeros treinos devido, principalmente, as chuvas. Sempre surge aquela dúvida “e agora? Vai me prejudicar?” A resposta mais correta é: depende. Depende do momento em que se está perdendo os treinos. Se for no período de base, ainda longe das provas alvo, não vejo problema em perder um ou outro treino. Começa a fazer falta, quando se está em período pré-competitivo. Aí não tem remédio. É procurar outro horário ou tentar repor o treino, com uma readequação da semana.

Uma perda de treino pode levar a perda de 20% a 25% do seu volume de treino semanal, o que não é nada bom, independentemente de qual fase o seu treinamento esteja.

Como eu tenho uma semana de treinamento um tanto quanto completa, acaba que não sinto tanta falta de um treino perdido. Fico mesmo é com a consciência apertada, querendo fazer treino em qualquer horário. Mas não sou tão louco assim...

Minha semana de treino é composta pelos seguintes treinos:

Segunda
Manhã: corrida – alongamento
Noite: natação

Terça
Manhã: treino educativo – alongamento
Noite: corrida

Quarta
Manhã: treino de força – abdominais
Noite: natação

Quinta
Manhã: treino educativo – alongamento
Noite: corrida

Sexta
Manhã: treino de força – abdominais
Noite: natação


Sábado
Manhã: corrida (longão) – alongamento


É tanta coisa, que ainda não consegui fazer uma semana completa, com todas as atividades juntas. Sempre fica alguma coisinha pra outro dia, seja pela chuva, pelo horário (grande parte dos treinos é realizado antes do meu trabalho) ou por preguiça mesmo. Mas é assim mesmo.

Bons treinos!

Semana 08 – Treino 17

Treino 17: 7,8k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Início de semana, com treino básico. O único problema é que meu frequencímetro não quis trabalhar. Pra falar a verdade nem deu sinal de vida. Não consegui registrar nenhuma batida do meu coração. Como ele estava batendo, eu fiz meu treino.

Estou pegando o ritmo novamente e espero que já possa a voltar a fazer treinos diferenciados.

domingo, 22 de março de 2009

Semana 7 – Treino 16

Semana 7 – Treino 16

Treino 16: 10k longo
Local: Circuito Zoológico / Bosque dos Buritis (misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:30h

Em minha opinião, o melhor dia de treino é o dia do longão. Mesmo sendo uma distância maior do que nos dias da semana, se corre mais relaxado. Até a preparação é diferente, o local do treino, suplementos, até o alongamento é diferenciado.

Nesse sábado fiz um misto entre dois circuitos aqui em Goiânia. Corri entre a pista do zoológico e a pista do Bosque dos Buritis. A passagem entre elas se dá através de uma rua que, pelo horário, permitia um treino sem interrupções. Como não lembrava de cabeça o total do percurso, fiz uma volta em cada pista e mais uma percorrendo as duas, o que deu 9,5k. Foi muito bom. Da próxima vez que eu for correr 10k, faço duas voltas entre as duas.



O percurso que corri pode ser visto no site do WebRun, pelo seguinte link: Circuito Zoológico / Bosque dos Buritis.





O ponto forte desse tipo de percurso é que se corre na região central da cidade, com muita área verde em volta, tornando o treino mais agradável.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Semana 07 - Treino 15

Semana 7 – Treino 15

Treino 15: 6k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 17:45h

Terça-feira não teve treino de corrida. Quem acertar o motivo ganha um centavo. Mas hoje o dia começou cedo. Às 6:15h da manhã realizei um treino educativo com alguns exercícios de corrida. Em seguida fiz uma sessão de alongamentos.

No fim do dia, fiz o meu treino de corrida, de 6k leve, com o objetivo de relaxar um pouco a musculatura. O ponto de destaque é estou me sentindo muito bem, sem qualquer dor, ou cansaço exagerado. Acho que semana que vem já posso voltar com meus treinos de velocidade.


terça-feira, 17 de março de 2009

Semana 07 – Treino 14

Treino 14: 7,8k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Esse é o relato do treino de ontem. Início de semana, comecei com o meu treino leve. Fiz três voltas na pista do zoológico, o que equivale a 7,8k. Estou voltando a aumentar, gradativamente o volume de treinos. Foi um treino tranquilo, apesar de cansativo.



Para finalizar, ontem fiz meu treino de natação, um desafio onde nadei 1.800m em 37 minutos diretos. Nem tenho parâmetro pra dizer se foi muito ou não. Só sei que fiz super tranquilo e não terminei muito cansado. Pra finalizar, fiz um tiro de 50m em 27 segundos.

Aguardem a postagem do treino de terça.

sábado, 14 de março de 2009

Semana 06 - Treino 13

Treino 13: 8k longão
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:30h

Nossa, que vergonha. Fazer longão de 8k? Aí ta de brincadeira. Pois é, mas é assim mesmo que as coisas funcionam. Melhor fazer um treino mais curto, do que exagerar sem motivos. Já tinha abordado nos posts anteriores sobre as perdas de treino. Ainda bem que os treinos de natação estão indo muito bem. Sem falar que essa semana ainda fiz treinos de força, alongamentos, abdominais e os educativos. Foi quase completa.

Mas podem cobrar. Semana que vem, farei toda a minha sequência de treino, mesmo que tenha que treinar de madrugada.

Veja abaixo o tempo ridículo do meu “longão”.


sexta-feira, 13 de março de 2009

Frases

quarta-feira, 11 de março de 2009

Semana 06 - Treino 12

Aleluia! A chuva deixou eu treinar!!!

Ontem, pela manhã, eu fiz um treino educativo e uma sessão de alongamento. A tarde, tensão no ar. Algumas horas antes do treino de corrida, o tempo fechou, caiu uma chuva aqui em Goiânia. Estava começando a ficar desanimado, mas aí a chuva parou e o tempo firmou. Saí do serviço, fui pra casa, troquei de roupa e fui pra pista antes que voltasse a chuver, aí.... um abraço, treino realizado.

Semana 06 – Treino 12

Treino 01: 6k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 17:30h

Para aqueles que não estavam acompanhando, pouco antes do Carnaval, tive uma forte gripe que inviabilizou praticamente duas semanas dos meus treinos. Quando voltei a correr, a chuva começou a prejudicar. Por isso, estou fazendo alguns treinos leves, antes de voltar a correr a todo vapor.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Choveu na hora do treino. E agora?




Eu acho horrível quando chove na hora do treino. Atrapalha muito quando se está dentro de uma rotina de treinamento.

Hoje aconteceu comigo. Acordei às 6 da manhã pra treinar e estava chovendo. Acordar nesse horário já é difícil. Imagina então sair pra correr. Eu não vou mesmo. Não gosto de correr na chuva (nada contra ao Correndo na Chuva do nosso amigo Bruno Thomaz), pois favorece muito o aparecimento de bolhas e assaduras. Eu até corro na chuva, desde que eu já esteja correndo antes da chuva começar.

O bom de correr pela manhã é que temos a tarde para repor o treino. Mas isso nem sempre funciona, pois podemos ter outras atividades. O jeito é reorganizar a semana de treino, de forma a não perder esses preciosos quilômetros.

Então o treino de hoje (6k leve) foi pro saco. E no final do dia nem será possível repor pois hoje tem natação. Haja água!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Frases

terça-feira, 3 de março de 2009

Treino educativo



Hoje iniciei uma nova etapa no meu treinamento. Me programei e me preparei para fazer, 2x na semana, uma série de treinos educativos.

O treino educativo serve para melhorar o desenvolvimento do corredor, no que se refere a postura de corrida e também força. Ganha-se consciência corporal, melhorando a mecânica do movimento, tornando-o em um corredor mais eficiente. Podemos citar como benefícios:

• Melhora na condição aeróbica;

• Melhora no equilíbrio e na coordenação motora;

• Aumenta a amplitude da passada;

• Promove maior concentração na postura e nos movimentos durante a corrida;

• Proporciona maior resistência muscular.


Hoje iniciei com apenas uma série. Fiz por 100m, depois segui em trote por mais 100m. Os exercícios foram os seguintes:

Skipping alto: Eleva-se os joelhos alternadamente até a altura da cintura e toca-se o solo com a ponta dos pés. Os braços trabalham paralelamente ao corpo num ângulo de 90°. Fortalece os músculos da coxa e trabalha a extensão e impulsão da perna.


Skipping atrás (ou Anfersen): Correr no lugar ou em locomoção, com o corpo ligeiramente inclinado à frente, encostando os calcanhares nos glúteos. Os braços continuam em um ângulo de 90°. Efeito: concentra a força nos calcanhares.


Hopserlauf (passeio no parque): Corrida alternando saltos com elevação dos joelhos e o consequente trabalho dos braços. Efeito: Fortalece os músculos da coxa e melhora a impulsão.


Skipping baixo: Elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar. Efeito: Fortalece a panturrilha.

Afundo (ou avanço de progressão): Quadril relaxado, trabalha dois tempos embaixo, sobe, e repete com a outra perna. Calcanhar na mesma linha dos joelhos. Efeito: Fortalece músculos e posteriores da cosa e dá equilíbrio. Esse é difícil, preparem-se.


Após o educativo, encerrei a seção de treino com um bom alongamento nos principais grupos musculares, tanto inferiores, quanto superiores.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Semana 05 – Treino 11

Treino 11: 6k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Semana passada foi de descanso total, já que eu estava gripado. Então, nessa semana, vou fazer um retorno, correndo 4x na semana, sem treinos muito especiais. O que eu quero dizer com isso farei somente treinos leves, mas correndo na faixa de 30k durante a semana.



Ponto positivo é que no treino de hoje, não senti nada de errado e nem cansei em excesso, devido ao tempo em que fiquei parado. Acho que minha saúde já está reabilitada.