
Hoje iniciei uma nova etapa no meu treinamento. Me programei e me preparei para fazer, 2x na semana, uma série de treinos educativos.
O treino educativo serve para melhorar o desenvolvimento do corredor, no que se refere a postura de corrida e também força. Ganha-se consciência corporal, melhorando a mecânica do movimento, tornando-o em um corredor mais eficiente. Podemos citar como benefícios:
• Melhora na condição aeróbica;
• Melhora no equilíbrio e na coordenação motora;
• Aumenta a amplitude da passada;
• Promove maior concentração na postura e nos movimentos durante a corrida;
• Proporciona maior resistência muscular.
Hoje iniciei com apenas uma série. Fiz por 100m, depois segui em trote por mais 100m. Os exercícios foram os seguintes:
Skipping alto: Eleva-se os joelhos alternadamente até a altura da cintura e toca-se o solo com a ponta dos pés. Os braços trabalham paralelamente ao corpo num ângulo de 90°. Fortalece os músculos da coxa e trabalha a extensão e impulsão da perna.
Skipping atrás (ou Anfersen): Correr no lugar ou em locomoção, com o corpo ligeiramente inclinado à frente, encostando os calcanhares nos glúteos. Os braços continuam em um ângulo de 90°. Efeito: concentra a força nos calcanhares.
Hopserlauf (passeio no parque): Corrida alternando saltos com elevação dos joelhos e o consequente trabalho dos braços. Efeito: Fortalece os músculos da coxa e melhora a impulsão.
Skipping baixo: Elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar. Efeito: Fortalece a panturrilha.
Afundo (ou avanço de progressão): Quadril relaxado, trabalha dois tempos embaixo, sobe, e repete com a outra perna. Calcanhar na mesma linha dos joelhos. Efeito: Fortalece músculos e posteriores da cosa e dá equilíbrio. Esse é difícil, preparem-se.
Após o educativo, encerrei a seção de treino com um bom alongamento nos principais grupos musculares, tanto inferiores, quanto superiores.