segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dicas do Orkut




O mundo virtual é muito interessante. Possibilita acesso a conhecimentos que, talvez, não estariam tão disponíveis se ele não existisse. O Dias de Treino mesmo, só existe por essas facilidades. Um lugar bacana de procurar informações e trocas experiências é o Orkut, com suas incontáveis comunidades relacionadas com corrida de rua e afins.

Mas junto com essa facilidade de obter informações, temos um sério problema relacionado com a qualidade das mesmas. Eu acompanho algumas comunidades e vejo cada barbaridade que dá dó.

O problema nasce quando o incauto internauta e aprendiz de corrida solicita “dicas de treino”, “o que eu preciso fazer para alcançar tal objetivo”, “vocês poderiam me ajudar?”, etc. Isso é prato cheio para os “entendidos” de corrida colocarem todo o seu “profundo conhecimento” a disposição dos “corredores”. Não estou questionando a ajuda a outras pessoas. Eu mesmo já fiz isso (apesar de não achar isso correto, devido a uma série de fatores). O que questiono são as pessoas que ainda não sabem correr e ficam dando dicas estúpidas e fora de qualquer contexto.

Tem gente que corre a menos de um ano e se acha uma enciclopédia, tendo resposta pra tudo. Não dá pra levar isso a sério. Tem hora que leio alguns tópicos só pra me divertir mesmo. E o pior é que quando aparece alguém mais sério, dizendo que estão falando besteira, já rotulam o cara de sabichão, metido, arrogante.

Há algum tempo, vi um post de um cara dando altas dicas sobre corrida, retrucando todo mundo, falando o que era certo e errado, etc. Pesquisando um pouco mais, vi um tópico que ele tinha aberto, há alguns meses, falando da primeira corrida de 5k que tinha acabado de participar. Pô! Fala sério!!! Chuta minha cara mas não faz uma coisa dessa pra mim não. Me desculpem as pessoas que correm 5k, mas vocês ainda tem muito chão pela frente. Muita experiência que só virá quando vocês tiverem experiência prática da corrida. O que não era o caso. Porque uma coisa é aquilo que você leu, ou que te falaram. Outra coisa é você sentir isso na pele e poder tirar as suas próprias conclusões.

Todo mundo já foi iniciante e, com certeza, já sofreu com muitas dúvidas. Mas o mais sábio é saber selecionar as suas fontes de informações pra não ter que servir de cobaia para os espertos do Orkut.

A propósito, podem acompanhar meu perfil no orkut .

2 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Luis com certeza o mundo se abriu com a evolução da internet e por coincidência hj eu encontrei um tópico em uma comunidade do orkut de um corredor pedindo dicas para ganhar velocidade nas corridas, naõ sei se vc leu o que eu disse na comunidade do orkut. Mais segue abaixo a msg que postei lá:

    "Bruno, não sei como é o seu tipo de treino e quantos dias vc treina por semana, não sou técnico de corridas, mais o pouco que eu sei é o seguinte, a única forma de vc ganhar velocidade nas corridas é vc incluir nos seus treinos no mínimo 2 dias por semana treinos de velocidades ou usando FATLECK OU INTERVALADO esses treinos vc poderá usar a pista ou se não puder na pista pode ser nas ruas. Me lembro muito bem quando eu comecei a correr sério a 9 anos atrás pois os meus tempos nos 10K eram sempre 45 minutos, ficava P...da vida pq repetia os resultados dai a corrida foi aproximando corredores e os mesmos foram me dando dicas e depois comecei a treinar sério com um técnico e a tres anos atrás o meu recorde da prova de 45 minutos caiu para 35 minutos melhorei a beça, sendo que a 3 anos atrás eu tinha tempo disponível para treinar legal, hj em dia estou fazendo nos 10k de 38 a 40 minutos. Outra coisa foi o que eu te falei lá em cima não sei como é os seus treinos e nem sei quanto tempo de corridas vc está correndo se vc é novato, não esquente com o tempo o tempo se conquista treinando dia após dia. Só lhe digo uma coisa se vc quer conquistar tempos menores nas corridas, vá em busca do seu ideal, determine, lute igual eu fiz que vc conseguirá, vc é o cara, vá em frente".

    Bom numa parte eu concordo com vc Luís noutra parte eu não concordo, pois na minha opinião para quem não disponha de um técnico a internet ajuda bastante, agora na parte que eu concordo com vc é que se o corredor pegar dicas na internet ele tem que ter consciência disso...

    Bom é isso ae...

    Bons treinos.

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    Desejo sucessos a vc.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. E aí Jorge, obrigado pelo comentário.

    Eu até concordo com as dicas do orkut, desde que feitas por gente que entende.

    Uma coisa é você, com 9 anos de experiência, dar uma dica. Outra é uma pessoa com 9 meses.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Faça um comentário e contribua com o blog.