Eu diria que por uma questão de segurança. Nós não temos motivos pra expormos o nosso coração a esforços exagerados, sem controle. Por outro lado, de nada adianta correr num ritmo muito leve, que não seja capaz de melhorar o condicionamento ou levar a perda de peso, se for seu objetivo. FCmax é o número de vezes que o coração bate em um minuto de exercício intenso, representando sua capacidade máxima de funcionamento.
Mas vou falar sobre como se determina a Fequência Cardíaca Máxima, ou FCmax, para os íntimos. A forma mais tradicional é através da fórmula 220 – idade e suas diversas variações, como 210 – (0,65 x idade) para homens e 205 – (0,5 x idade) para mulheres. Conforme o seu nível de preparação, você pode atingir valores maiores ao estabelecido pelas fórmulas.
Como se determina a FCmax na prática? Eu utilizo duas formas. A primeira, através de um teste ergométrico, sob a supervisão de um cardiologista. Grande vantagem do exame é que seu corpo é levado ao esfoço e você está sendo totalmente monitorado. Não abro concessões e faço esse exame uma vez por ano, por questão de segurança. Tem gente que prefere fazer o teste ergoespirométrico, que é o mesmo ergométrico, mas com a medição do consumo de oxigênio. Muito interessante o teste, mas dispensável para a maioria dos corredores.
O teste ergométrico tem a desvantagem de poder ser interrompido pelo médico, a seu critério, antes de você atingir o esforço máximo, pois não é necessário te levar ao extremo pra avaliar sua condição clínica.
Teste de 3k
Uma outra forma bastante interessante de avaliar o seu FCmax é através do teste de 3k, que consiste em correr, em um circuito plano (de preferência em uma pista de atletismo) a referida distância, o mais rápido possível. Mede-se o tempo necessário para completar a distância e o valor máximo dos batimentos alcançados. Com um pouco de cálculo, pode-se determinar todos os seus ritmos de treino e seus tempos prováveis em provas.
Gosto muito deste teste, pois a condição de esforço é a real, mesmo sendo em circuito plano. Lembro, que correr o mais rápido possível, não significa que será feito um tiro de 3k, mas o esforço deverá ser máximo, dosando desde o início do teste.
Meus resultados
Início de ano é hora de aferir a nossa condição e estabelecer os novos padrões de treino. Vejam meus resultados.

O valor utilizado por mim, como referência para os meus treinos é o FCmax de 180 bpm.
Além de aferir meu coração, também faço uma série de exames (hemograma, lipidograma, TGO, creatinina, CPK, potássio, sódio, cálcio) pra avaliar minha condição fisiológica.