sábado, 28 de fevereiro de 2009

FCmax. Você sabe qual é a sua?

As vezes a gente até se perde vendo algumas planilhas de corrida, ao ver tantos percentuais de batimentos que devemos atingir, limiares L1, L2, zona de queima de gordura, etc. Mas qual a importância de se determinar o FCmax?

Eu diria que por uma questão de segurança. Nós não temos motivos pra expormos o nosso coração a esforços exagerados, sem controle. Por outro lado, de nada adianta correr num ritmo muito leve, que não seja capaz de melhorar o condicionamento ou levar a perda de peso, se for seu objetivo. FCmax é o número de vezes que o coração bate em um minuto de exercício intenso, representando sua capacidade máxima de funcionamento.

Mas vou falar sobre como se determina a Fequência Cardíaca Máxima, ou FCmax, para os íntimos. A forma mais tradicional é através da fórmula 220 – idade e suas diversas variações, como 210 – (0,65 x idade) para homens e 205 – (0,5 x idade) para mulheres. Conforme o seu nível de preparação, você pode atingir valores maiores ao estabelecido pelas fórmulas.

Como se determina a FCmax na prática? Eu utilizo duas formas. A primeira, através de um teste ergométrico, sob a supervisão de um cardiologista. Grande vantagem do exame é que seu corpo é levado ao esfoço e você está sendo totalmente monitorado. Não abro concessões e faço esse exame uma vez por ano, por questão de segurança. Tem gente que prefere fazer o teste ergoespirométrico, que é o mesmo ergométrico, mas com a medição do consumo de oxigênio. Muito interessante o teste, mas dispensável para a maioria dos corredores.

O teste ergométrico tem a desvantagem de poder ser interrompido pelo médico, a seu critério, antes de você atingir o esforço máximo, pois não é necessário te levar ao extremo pra avaliar sua condição clínica.

Teste de 3k

Uma outra forma bastante interessante de avaliar o seu FCmax é através do teste de 3k, que consiste em correr, em um circuito plano (de preferência em uma pista de atletismo) a referida distância, o mais rápido possível. Mede-se o tempo necessário para completar a distância e o valor máximo dos batimentos alcançados. Com um pouco de cálculo, pode-se determinar todos os seus ritmos de treino e seus tempos prováveis em provas.

Gosto muito deste teste, pois a condição de esforço é a real, mesmo sendo em circuito plano. Lembro, que correr o mais rápido possível, não significa que será feito um tiro de 3k, mas o esforço deverá ser máximo, dosando desde o início do teste.

Meus resultados

Início de ano é hora de aferir a nossa condição e estabelecer os novos padrões de treino. Vejam meus resultados.



O valor utilizado por mim, como referência para os meus treinos é o FCmax de 180 bpm.
Além de aferir meu coração, também faço uma série de exames (hemograma, lipidograma, TGO, creatinina, CPK, potássio, sódio, cálcio) pra avaliar minha condição fisiológica.

Um comentário:

  1. Belle Vale Shopping Centre offers a safe and convenient shopping destination, with a great selection of popular Replica handbags UK street names. The Shopping Centre is located approximately 6 miles south of Liverpool city centre in the ward of Belle Vale. In recent years the Centre has benefited from a full internal replicas watches and an expansion on Replica hermes centre.The main shopping mall is on the ground level with over 60 retail units, public toilets, baby changing facilities replica watches UK and a passenger lift to the first floor. There are also six retailers externally, facing the ground floor car park & Morrison’s supermarket. The 1st floor has an open Replica Rolex watches car park and a further three units which are occupied by; Jungle Fun children’s soft play area, Xercise4less Gymnasium and Area 51 Lazer Quest.

    ResponderExcluir

Faça um comentário e contribua com o blog.