terça-feira, 5 de janeiro de 2010

São Silvestre 2009 – Parte 1



A maior corrida de rua do Brasil. Esse é sem dúvida o maior atributo da Corrida de São Silvestre. Estar no meio de 21 mil corredores não é qualquer coisa não. Chega a ser emocionante. Estar presente no último evento esportivo do ano tem sua relevância. A corrida em si é uma grande festa. A maioria dos corredores já está em ritmo de festa, vestida a caráter e esbanjando alegria.

Pra quem pretende fazer tempo, creio que a prova é meio decepcionante, pelos simples motivo que é impossível correr bem no meio de tanta gente. Você larga num bloco e segue com o bloco até a linha de chegada. O resta a fazer é curtir o percurso, os prédios antigos de São Paulo, o público e os atletas fantasiados.

Os fantasiados merecem um destaque a parte. A televisão não consegue mostrar um décimo do total de participantes. É muito divertido correr a São Silvestre. Tem cada figura no percurso que faz com que você corra sorrindo, pela performance do colega e pela manifestação do público que, aqui sim, assiste a prova pelas ruas da cidade.

O público está presente mesmo assistindo a prova na São Silvestre. As ruas cheias de pessoas que estão ali se divertindo, acompanhando essa prova que é um barato. Não é como outras provas, onde o público está ali, não para assistir a prova, mas sim esperando uma brecha para poder atravessar com suas cadeiras para curtir uma praia.

Fica aqui a dica. Se tem uma prova que todo corredor tem que fazer uma vez na vida, essa prova é a São Silvestre. Muito divertida e, por que não, emocionante.

2009 - Impressões Finais




O ano de 2009 foi bastante complicado. Não consegui focar nos treinos, inclusive deixei de fazer vários ao longo do ano. Mas tinha colocado como meta correr a mais charmosa e importante corrida de rua do Brasil, a Corrida de São Silvestre.

Eu preparei uma periodização para correr uma meia no final de outubro e encerraria o período com a corrida no dia 31/12. Mas pouco antes da meia maratona, para ser preciso três semanas antes, eu quebrei um dedo do pé e fiquei todo o período sem treinar. Acabei participando da prova, correndo o trecho de 10k, mas me sentindo péssimo por todo o percurso.

De lá pra cá, muita coisa não mudou. Eu fiz poucos treinos, devido ao excesso de chuvas que prejudicaram a realização dos treinos. Estava tão destreinado que um treino de 5k quase me matava. Mas, a essa altura do campeonato eu já estava inscrito na São Silvestre, com toda a programação da viagem já pronta. Eu tinha que dar um jeito. E foi o que eu fiz. Fiz alguns treinos do jeito que dava e parti pra SS, sabendo que teria que ir devagar para concluir. Cheguei a cogitar de alternar corrida com caminhada, mas as coisas foram evoluindo bem durante a prova e consegui completar a prova, com um tempão de 1h45min. Bati meu recorde de lentidão. Mas a SS é mais do que uma corrida. É uma grande diversão.