terça-feira, 28 de abril de 2009

Semana 12 – Treino 30

Treino 30: 6k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h


O treino de hoje foi bem leve, só esperando o desafio do próximo sábado, quando farei uma corrida de 18k. Pelos treinos que eu estava fazendo, ou melhor, pelos que eu estou perdendo, eu não estaria no momento pra correr os 18, mas essa será um desafio, uma superação pessoal. Tudo em ação de graças pelo nascimento da minha filha.

sábado, 25 de abril de 2009

Semana 11 – Treino 29

Treino 29: 14k
Local: Pista do Zoológico / Bosque dos Buritis (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:30h


Desde o final de março que eu não fazia um treino com mais de uma hora de duração. E hoje não foi moleza. Foram 1h e 20 min, num total de pouco mais de 14k. Ultimamente eu tenho perdido alguns treinos, devido ao nascimento da minha filha e hoje eu decidi correr uma distância maior, porque no sábado que vem, eu irei correr um pouco mais de 18k, em ação de graças devido ao nascimento da pequena Manuela. Farei uma corrida entre Goiânia e a cidade de Trindade, num percurso que muita gente faz andando, em romaria até esta cidade, considerada a Capital da Fé em Goiás. Então hoje foi um teste para o derradeiro desafio no dia 2 de maio. Acompanhem o resultado.

O treino de hoje aconteceu num local próximo de casa, entre duas pistas bastante conhecidas em Goiânia. Fiz duas voltas entre os dois percursos, mais uma volta em cada uma delas.



quinta-feira, 23 de abril de 2009

Semana 11 – Treino 28

Treino 28: 5,2k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

O treino de hoje não teria como ser mais básico. Apenas duas voltinhas pra não ficar parado. Mas é isso. Semana que vem terei um grande desafio. Serão quase 18k que correrei.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Semana 11 – Treino 27

Treino 27: 7,8k leve/leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

De volta aos treinos, depois que minha terceira filha nasceu. Como eu tive que ficar cuidado das minhas outras duas meninas, não tinha como treinar. Mas o motivo foi justíssimo. Vamos voltar aos poucos. Em breve trarei novidades.

O treino de hoje foi comum, pra retornar às atividades.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Semana 9 – Treino 26

Treino 26: 7,8k leve
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:30h


Nos últimos dias,sábado e segunda não treinei. Mas foi por um ótimo motivo. Nasceu minha terceira filha, a Manuela, no sábado pela manhã. Aí não tem jeito. Papai tem que cuidar da minha bonequinha.E também da mamãe. E também da Carol e da Gigi.

Mas hoje teve treino. Fiz o básico pra voltar a periodização já no treino da quinta.


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Semana 10 – Treino 25

Treino 25: 3 x 2,5k
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 7:00h


Hoje o treino foi um tanto quanto leve. Fiz três séries de 2,5k cada, com um descanso de 30 segundos entre cada uma. O descanso foi caminhando (cerca de 100m). Apenas pra dar uma respirada.

Nessa semana, não fiz nenhum treino de natação, que apesar de todos os tiros que são feitos, eu já senti que eles promovem um certo relaxamento muscular. Segunda não teve por causa da chuva, quarta a piscina estava em tratamento e na sexta será feriado.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Semana 10 – Treino 24

Treino 24: 5' aq 6 X (4’forte/ 2’fraco) 5'mod
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 17:30h

Um treino fartlek pra esquentar o fim de tarde nublado em Goiânia. Esse treino cansa demais. Mas foi muito bom fazê-lo.

O interessante é que eu fiz a mesma distância do treino da segunda, em praticamente no mesmo tempo, mas num esforço completamente diferente (vide diferenças nos batimentos cardíacos). Isso ocorre devido aos diferentes tipos de treino. O que é leve é feito num ritmo, que é diferente do que é moderado ou forte.

Isso praticamente responde uma dúvida que eu tinha. Eu sempre quis saber se valeria a pena correr uma prova, fazendo como num fartlek, ou seja, corre forte por um tempo, depois recupera, corre forte de novo, recupera. O melhor é fazer num ritmo mais moderado, mas constante. Pelo menos no treino de segunda, eu fiquei bem menos cansado do que no de hoje. Mas esse tipo de treino hoje é importante para desenvolver velocidade.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dicas do Orkut




O mundo virtual é muito interessante. Possibilita acesso a conhecimentos que, talvez, não estariam tão disponíveis se ele não existisse. O Dias de Treino mesmo, só existe por essas facilidades. Um lugar bacana de procurar informações e trocas experiências é o Orkut, com suas incontáveis comunidades relacionadas com corrida de rua e afins.

Mas junto com essa facilidade de obter informações, temos um sério problema relacionado com a qualidade das mesmas. Eu acompanho algumas comunidades e vejo cada barbaridade que dá dó.

O problema nasce quando o incauto internauta e aprendiz de corrida solicita “dicas de treino”, “o que eu preciso fazer para alcançar tal objetivo”, “vocês poderiam me ajudar?”, etc. Isso é prato cheio para os “entendidos” de corrida colocarem todo o seu “profundo conhecimento” a disposição dos “corredores”. Não estou questionando a ajuda a outras pessoas. Eu mesmo já fiz isso (apesar de não achar isso correto, devido a uma série de fatores). O que questiono são as pessoas que ainda não sabem correr e ficam dando dicas estúpidas e fora de qualquer contexto.

Tem gente que corre a menos de um ano e se acha uma enciclopédia, tendo resposta pra tudo. Não dá pra levar isso a sério. Tem hora que leio alguns tópicos só pra me divertir mesmo. E o pior é que quando aparece alguém mais sério, dizendo que estão falando besteira, já rotulam o cara de sabichão, metido, arrogante.

Há algum tempo, vi um post de um cara dando altas dicas sobre corrida, retrucando todo mundo, falando o que era certo e errado, etc. Pesquisando um pouco mais, vi um tópico que ele tinha aberto, há alguns meses, falando da primeira corrida de 5k que tinha acabado de participar. Pô! Fala sério!!! Chuta minha cara mas não faz uma coisa dessa pra mim não. Me desculpem as pessoas que correm 5k, mas vocês ainda tem muito chão pela frente. Muita experiência que só virá quando vocês tiverem experiência prática da corrida. O que não era o caso. Porque uma coisa é aquilo que você leu, ou que te falaram. Outra coisa é você sentir isso na pele e poder tirar as suas próprias conclusões.

Todo mundo já foi iniciante e, com certeza, já sofreu com muitas dúvidas. Mas o mais sábio é saber selecionar as suas fontes de informações pra não ter que servir de cobaia para os espertos do Orkut.

A propósito, podem acompanhar meu perfil no orkut .

Semana 10 – Treino 23

Treino 23: 7,8k leve/mod
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 6:15h

Nesse último sábado, eu não fiz o meu longão. E o pior é que a causa da não realização do treino não foi chuva ou qualquer outro fenômeno climático. Foi preguiça mesmo. Eu acordei cedo, às 6:00h, como intuito de correr nesse horário, mas minhas pernas estavam cansadas. Decidi acompanhar o treino da formula 1 que estava começando e logo já tinha abandonado a idéia de fazer o longão, porque pela tarde eu já tinha outros compromissos e não daria pra eu correr. Mas isso é normal. Tem dia que você não está a fim de correr e ponto final.

Mas o legal é que no treino de hoje, três voltas na pista do zoológico, eu estava muito bem e fiz num tempo bom, comparado com os treinos similares na mesma pista e com a média dos batimentos inferior à média alcançada anteriormente. Quer dizer, às vezes, perder um treino é bom, não é o fim do mundo. Claro que depende do momento da periodização.


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Semana 9 – Treino 22

Treino 22: 6k moderado
Local: Pista do Zoológico (circuito misto) – Goiânia-Go
Horário: 17:45h

Treino hoje foi correria. Foram 6k em ritmo moderado. O ritmo foi bom, cerca de 5:15 min/km. Muito bom o ritmo, haja vista que o local de treino tem umas subidas fortes. Fiquei satisfeito. O interessante é que os batimentos médios e o máximo atingido foram praticamente iguais ao do treino anterior, no qual fiz um fartlek, percorrendo 7,5k (ritmo médio de 5:37 min/km).